segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A força da Fé


 A Fé nos da a certeza de que não estamos, nem nunca estaremos sozinhos. Seja qual for a crença, o credo, a religião ou proposta de vida.
Já estava escrito na Bíblia "A Fé a certeza das coisas que se esperam, a convicção dos fatos que se não vêem." (Hebreus 11:1).
A Fé não é algo que possa ser explicado, não é algo que possamos controlar ou simplesmente dizer que é de um jeito ou de outro. A verdadeira Fé é algo que vem de dentro, algo que pode somente ser sentida. É quando  temos certeza de uma companhia, mesmo sem tê-la visto. É quando conseguimos sentir a presença, mesmo com os olhos abertos e eles nada nos mostrando.
E isso existe, pode acreditar. É possível ver sem ser com os olhos, ou melhor, ver além dos olhos. Ou seja, ver com o coração. Isso é Fé!! É saber que temos uma força de nos impulsiona além e para além de nós mesmos.
Fé é quando não acreditamos que podemos fazer algo ou que nosso potencial é limitado, e de repente... Algo nos acontece e uma força brota dentro de nós para nos fazer acreditar naquilo que podemos e temos condições de realizar. 
Fé é crença em si, crença no outro, é crença no inexplicável, é crença numa força maior que nós todos e que nos move exatamente para onde precisamos ir. E pode acreditar... A Fé não é algo individual, apesar de cada indivíduo a senti-la de forma diferente. 
Fé é a certeza de que não estamos sozinhos. É a certeza de que há uma força que nos move e que nos mantém vivos e fortes para realizar aquilo que o destino ou o futuro nos reserva.
Jesus já havia dito também que "A Fé move montanhas", esta fala nos remete a ideia de que podemos tudo que nos é necessário se crermos que assim o podemos. A montanha são os obstáculos que temos que enfrentar dia após dia em nossa vida. As dificuldades, as perdas, as pedras, as desilusões, as inquietudes, as fraquezas... A Fé é a força que nos dá tudo o que precisamos para superar as "montanhas" e vencer!
Viver sem Fé é o mesmo que viver sem propósito, e ninguém nessa vida está aqui para nada fazer ou nada Ser. Tenha Fé... Todos nós temos uma força que nos impulsiona e nos recarrega as forças quando os ombros pesam ou quando deixamos, por algum momento, de acreditar que podemos realizar aquilo que precisamos ou aquilo que nos diz o coração ser o que devamos fazer.
Pense nisso... pois... ninguém nesse mundo vive sozinho!!!
A Fé nos da a certeza de que não estamos, nem nunca estaremos sozinhos. Seja qual for a crença, o credo, a religião ou proposta de vida.

Fonte: Sou Reikiano

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Embaixada seleciona professores de inglês da rede pública para curso gratuito nos EUA

A CAPES, a Embaixada dos EUA e a Fulbright selecionarão até 50 professores de língua inglesa da rede pública de ensino básico, para curso de capacitação de oito semanas na University of Oregon, em 2012. Após o retorno ao Brasil, o professor terá duas semanas para concluir o projeto desenvolvido nos EUA.
 Serão dois grupos de até 25 professores em dois períodos. O candidato deverá indicar, no momento da inscrição, o grupo de sua preferência. O Grupo 1 participará do curso de janeiro a março e o Grupo 2, no período de junho a agosto.
Alguns dos objetivos do programa são: fortalecer a fluência oral e escrita em inglês, compartilhar metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula, estimular o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula.
As inscrições vão até o dia 4 de novembro no site da Comissão Fulbright.
Requisitos para candidatura:
- Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade estadunidense;
- Possuir bacharelado ou licenciatura em língua inglesa;
- Ser professor de inglês em exercício, efetivo na rede pública de ensino básico, com estágio probatório concluído;
- Ter concluído a graduação em letras (língua inglesa) após 1995;
- Ter proficiência em inglês;
- Estar residindo no Brasil durante o processo seletivo;
- Não possuir experiência acadêmica e/ou profissional prévia nos EUA.

Benefícios nos EUA:
- Alojamento no campus universitário;
- Alimentação;
- Seguro saúde;
- Passagem aérea de ida e volta;
- Taxas escolares.

Maiores informações em: http://www.fulbright.org.br/2010/content/view/128/169/

Fonte: Site da Comissão Fulbright

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Lançamento da Wiki do Educação Aberta


Inaugurada a Wiki do "Educação Aberta", contendo uma série de novos recursos desenvolvidos ao longo de 2011. Além do trabalho acadêmico tradicional queremos contribuir com recursos práticos (em português) que podem ser utilizados pela comunidade e sirvam como sementes para novos projetos. Estes servirão de base para oficinas e cursos em 2012.
  • Recursos Educacionais Abertos: Um caderno para professores
  • Lista de portais com Recursos Educacionais Abertos
  • Resumos de artigos sobre REA e Educação Aberta (EA) em português
O lançamento oficial acontece no nosso Simpósio Internacional que acontecerá na UNICAMP dos dias 27-28 de outubro, como parte do Open Access Week. Se você não se inscreveu ainda, siga o link e participe, é aberto e gratuito!
No mesmo evento, apresentaremos os anais (proceedings) do  “Proceedings of the 1st International Symposium on Open Educational Resources: Issues for Globalization and Localization” que realizamos na Utah State University em Abril de 2011.

O endereço da Wiki: http://educacaoaberta.org/wiki.

Fonte: Educação Aberta

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Simpósio online: Unimes Virtual

A UNIMES VIRTUAL realizará , simultaneamente, três simpósios online: o I de Geografia, o II de Letras e o III de Biologia. As inscrições serão realizadas no site da Revista Online: http://revista.unimesvirtual.com.br/. As devem ser feitas entre os dias 22 de outubro e 20 de novembro. Sendo que os simpósios irão ao ar entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro.
Um vídeo com mais informações sobre os três simpósios está disponível no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=z6a7xSeLVCc .
Acesse e Inscreva-se. Para alunos, funcionários e professores da rede pública a inscrição é gratuita. Participe!!!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pela coordenação nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), após receber várias sugestões e ter feito consultas a instituições e entidades parceiras na organização deste evento, anuncia a data e o tema principal da SNCT em 2011.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 ocorrerá entre 17 e 23 de outubro. O tema principal será: “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”. Além de promover inúmeras atividades de divulgação científica em todo o país, serão estimulados na SNCT 2011 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.
Maiores informações em: http://semanact.mct.gov.br/index.php

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Simpósio Internacional: Educação, cultura e recursos abertos: Compartilhando conhecimentos através de fronteiras

Inscrições em: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?hl=pt_BR&formkey=dGVFeENId3BFd2JTVjV3SUdIUnpOSXc6MQ#gid=0

Verdades da Profissão de Professor

Verdades da Profissão de Professor 
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. 
Paulo Freire

À todos e todas um Feliz Dia do Professor!!!!

e-Book: Estilos de aprendizagem na atualidade

Lançado o e-Book: Estilos de aprendizagem na atualidade, este foi escrito em conjunto pelos participantes e colaboradores da Rede de Estilos de Aprendizagem e EAD e organizado por Daniela Melaré Barros.

O e-Book está disponível gratuitamente no seguinte endereço: http://estilosdeaprendizagem-vol01.blogspot.com/

terça-feira, 11 de outubro de 2011

PROFMAT - 2012

Estão abertas até o dia 26 próximo as inscrições para curso de mestrado profissional, gratuito, destinado à qualificação de professores de matemática. São oferecidas 1.525 vagas, em todo país, em 65 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). 
Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, o curso de pós-graduação destina-se a professores de matemática da educação básica, especialmente de escolas públicas. Ele será ministrado na modalidade semipresencial por uma rede de instituições de educação superior ligadas à UAB, sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Matemática.
Para concorrer às vagas, os candidatos terão de passar pelo Exame Nacional de Acesso, que consiste em prova única, em 26 de novembro, com questões objetivas e discursivas e duração máxima de quatro horas. Cada polo do programa destinará 80% das vagas a professores da rede pública de educação básica. 
Matrícula — Ao fazer a matrícula, como determina o edital do Exame Nacional de Acesso, os candidatos aprovados devem apresentar contracheque ou declaração da Secretaria de Educação, estadual ou municipal, ou ato de nomeação publicado no Diário Oficial do estado ou município. Além disso, devem apresentar declaração do diretor da escola, com firma reconhecida, de que estão no exercício da docência de matemática no ensino básico. 
Mais informações e inscrições na página eletrônica do curso.

Bolsistas aceitos no exterior terão aulas grátis de inglês

RAFAEL MORAES MOURA / BRASÍLIA - O Estado de S. Paulo
Uma das principais vitrines da presidente Dilma Rousseff na área de educação, o programa Ciência sem Fronteiras quer oferecer pelo menos 75 mil bolsas para estudantes brasileiros no exterior, mas esbarra em uma deficiência dos próprios beneficiados pela iniciativa: o desconhecimento de língua inglesa.
Para superar esse problema, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pretende oferecer até o fim do ano aulas gratuitas de inglês, via internet, para os candidatos já aceitos no programa.
De acordo com o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, o sistema de ensino será interativo, com exercícios a serem feitos pelos bolsistas, que usarão ferramentas de correção de pronúncia. O pregão eletrônico que vai definir a empresa responsável pela execução do serviço deve ocorrer nas próximas semanas. Em um segundo momento, deverão ser criados cursos a distância para outros idiomas.
Entre as áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras estão engenharia, ciências exatas, ciência biomédica, tecnologia aeroespacial, bio e nanotecnologia, computação, produção agrícola sustentável, tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais e indústria criativa. O governo federal espera que o setor privado banque outras 25 mil bolsas.
Redes de contato. Outra preocupação das autoridades é quanto à distribuição das bolsas pelas instituições que manifestaram interesse em receber brasileiros. Na semana que vem, Guimarães deve se reunir em Nova York com cem representantes de universidades americanas.
Além do Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC), o Itamaraty está desempenhando um papel central no programa, por determinação de Dilma. O Planalto quer aproveitar as embaixadas brasileiras e criar redes de contato com associações e pesquisadores no sentido de consultá-los para mapear os centros de excelência estrangeiros.
O objetivo é garantir que o Ciência sem Fronteiras abarque universidades de maior renome e outras instituições, menos conhecidas, que também apresentam cursos de alto nível, conferindo maior capilaridade à iniciativa. "Queremos chegar aonde estiver a excelência. Envolvendo e ouvindo a todos, são maiores as chances de que as escolhas sejam corretas", diz uma autoridade envolvida nas discussões.
Vistos facilitados. O governo brasileiro vai facilitar a obtenção de vistos pelos estudantes. O Estado apurou que os americanos devem criar uma "pista expressa" para acelerar os procedimentos por aqui. Uma pesquisa do Institute of International Education e do Education USA no País apontou que 59% dos brasileiros acham difícil obter um visto para estudar nos Estados Unidos.

Pré-Jornada EaD: o futuro da arte

Como mais uma atividade pré-Jornada EaD: o futuro da arte, nesta quinta-feira, 13 de outubro, das 16h às 18h, o GPe-du Unisinos coordenará a atividade COEXISTÊNCIA E HIBRIDISMO EM EDUCAÇÃO: A TECNOLOGIA-CONCEITO ECODI. 
O evento iniciará na Ilha UNISINOS no Second Life e terá continuidade integrando tecnologias de redes sociais e TMSF, de forma que articularemos Immersive Learning e Mobile Learning. 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Steve Jobs


História dos meios de comunicação à distância

Para transmitir informações à distância, no mais breve espaço de tempo, o homem utilizou desde sempre dois fenómenos naturais: o som e a luz, mas no século XIX surgiu a necessidade de comunicar a distâncias cada vez maiores e em espaços de tempo cada vez mais reduzidos.
O telégrafo «Chappe» teve grande sucesso em finais do século XVIII, mas o seu princípio, a transmissão óptica, constituía uma solução provisória. Foi o italiano Alessandro Volta (1745-1827) quem, continuando as experiências de Galvani, forneceu o meio de revolucionar as telecomunicações graças à invenção da pilha eléctrica. O electro-imã que daí resultou esteve na origem do telégrafo e do telefone.
Se a rádio e a televisão vieram mais tarde juntar-se aos meios de que os homens passaram a dispor, é ainda o telefone, e actualmente o telemóvel, que continuam a ser os meios mais utilizados entre particulares.
Sistemas primitivos - Época pré-histórica
Quando não podiam comunicar com a voz, os homens correspondiam-se por sinais ópticos: movimentos de braços e do corpo segundo um código previamente estabelecido.
Tá-Tá africano
Com um tronco de árvore oco e coberto por uma pele, transmitiam-se as mensagens de acordo com um código sonoro.
Flechas dos Pigmeus
Os elementos da mensagem são a cor, a altura e a trajectória das flechas atiradas pelo arco.
Telégrafo óptico – Cartagineses, século VI A.C.
Os Cartagineses transmitiam informações militares por meio de um sistema óptico que consistia num conjunto de varas mergulhadas num recipiente cheio de água. O aparecimento destas varas, de cores variadas, e o nível da água (que se escoava para outros recipientes) permitiam a transmissão das letras que compunham as palavras da mensagem.
Bandeiras gregas – Século V A.C.
Os gregos dispunham de um código relacionado com a cor e as diferentes posições das bandeiras. Este sistema óptico foi utilizado durante muito tempo na navegação à vela.
Torres romanas
Ao longo do império romano foram construídas, em locais elevados, pequenas torres de pedra de cima das quais eram transmitidos sinais luminosos.
Telégrafo Chappe – 1792
Este sistema consiste numa rede de torres espalhadas pelos campos, sendo as mensagens transmitidas por um sistema de braços articulados pelo responsável pelo posto de manobra, graças a um conjunto de cabos e roldanas.
As linhas telegráficas implantaram-se em grande parte na Europa conforme a progressão dos exércitos franceses da Revolução e do Império.
Pistola Veny – Século XIX
Comunicação feita pelo disparar de sinais luminosos de diversas cores, visíveis de noite, a grandes distâncias.
Telégrafo eléctrico – 1837
Utilizando a pilha de Volta, o americano Samuel Morse inventou o telégrafo eléctrico e um alfabeto, um sistema de pontos e traços, que tem o seu nome. O emprego do electro-imã abria a era das comunicações a grande distância.
Telégrafo de sinais luminosos – Século XIX
Este sistema utiliza simultaneamente o sistema óptico dos Antigos (luz solar e luz artificial) e o alfabeto Morse.
Telégrafo de imprimir – 1854
Em 1854, o telégrafo Morse foi aperfeiçoado, substituindo-se os pontos e os traços pelas letras do alfabeto, sendo a mensagem impressa numa estreita fita de papel pela máquina receptora.
Cabo submarino – Século XIX
O telégrafo cobriu o mundo. As grandes potências criaram redes telegráficas através dos oceanos fazendo emergir cabos metálicos cobertos de um isolador, a borracha, extraída do látex de uma árvore da Malásia. As mensagens assim enviadas por cabos, ou «cabogramas», beneficiavam da maior discrição.
Telegrafia - finais do século XIX
A possibilidade de transmitir fotografias telegraficamente proporcionou um novo progresso. O sistema teve grande sucesso no campo jornalístico.
Telefone eléctrico – 1871
O telefone é uma invenção de paternidade múltipla. Na segunda metade do século XIX, a técnica estava tão avançada que é normal que diversos investigadores em países diferentes ou no mesmo país, tenham tido a mesma ideia.
A patente Nº 174,465, de Alexander Bell (1847-1922), é considerada a mais valiosa das patentes emitidas nos EUA.
Telegrafia sem fios ou TSF – 1896
A TSF, antepassada da nossa rádio, é obra de uma série de inventores. Os principais são: o italiano Marconi, apoiando-se em experiências do alemão Gustav Hertz (as ondas hertzianas), o russo Aleksandr Popov, inventor da antena, e o francês Edouard Branly.
Rádio telefonia
No princípio do século XX, a TSF foi adaptada ao telefone.
Rádio transmissões
A rádio tornou-se num meio de comunicação de massa. As informações e os programas de cultura musical estabeleciam novos elos entre os povos.
Televisão
A invenção da célula fotoeléctrica e da válvula electrónica permitiu dar os últimos retoques na televisão, que decompõe a imagem numa série de pontos transmitidos sob a forma de um impulso eléctrico.
A era do computador
Os computadores foram aperfeiçoados a partir das máquinas de calcular criadas pelo matemático Charles Babbage (1791-1871), mas só em 1946, com John Mauchly e John Presper Eckert, se construiu o primeiro computador electrónico ENIAC.
A era da WWW (World Wide Web)
Teve o seu início em 1957 com a criação da ARPA – Advanced Research Project Agency – que pretendia responder às necessidades do desenvolvimento espacial, servindo inicialmente a NASA e a Força Aérea.
A primeira rede de computadores foi construída pela Universidade da Califórnia em 1969, denominando-se ARPANET.
Em 1990 o Departamento de Defesa dos USA desmantelou a ARPANET substituindo-a pela NSF, rebaptizada de NSFNET popularizando-se como hoje a conhecemos: INTERNET.
Em Portugal surgiu em 1980, utilizada pelas universidades.
Em 1986 – FCCN – Fundação de Cálculo Científico Nacional.
Em 1991 é criada a RCCN – Rede da Comunidade Científica Nacional.
Em 1994, o ISP – Internet Service Provider – popularizou e difundiu o uso da INTERNET.

Fonte: 1000 Folhas - Conteúdos Educativos