terça-feira, 20 de abril de 2010

Organizador de referências bibliográficas

Sabe aquele hábito, de quem faz pesquisa, de salvar no computador tudo que vê pela frente e depois não se sabe mais de onde foi tirado?
Pois é, isto é muito comum quanto estamos fazendo pesquisa na internet para escrever artigos, teses, dissertações ou mesmo preparando algum material de aula.
Normalmente são muitas leituras e pouco tempo para ficar organizando os registros e referências, não é mesmo?!Se este é um de seus problemas... apresento o JabRef, que é uma ferramenta FREEEWARE :) para o gerenciamento de registros bibliográficos no computador.
Com o JabRef você pode organizar as referências em categorias e ainda pode inserir comentários, resumos sobre a obra, local onde o arquivo se encontra em seu computador e na internet.

O arquivo de origem do JabRef utiliza a tecnologia BibTex, mas já é possível fazer a importação para o Office e utilizar o recurso de Citação e Referência do Word para "montar" suas referências automaticamente.
No Blog "Condição inicial" você encontra um passo-a-passo de como utilizar o JabRef com o Word.
Você pode tanto fazer o download do software e instalar no seu computador, quanto utilizá-lo diretamente pelo aplicativo java sem a necessidade de instalação do software. Portanto se você criar seu arquivo de referências e tiver salvo em um pen drive, por exemplo, poderá abri-lo em qualquer computador com acesso a internet.

Download JabRef

Experimente e deixe o trabalho "sujo" para o JabRef!!

Nenhum comentário: