quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Aprender: uma aventura criadora

Já dizia Freire em seu livro "Pedagogia do Oprimido" que nós seres humanos somos os únicos dotados desta maravilhosa e inquietante arte de aprender sempre.
"Aprender para nós é construir, recosntruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito".
Aprender exige ação, busca e inquietação. Para aventuar-se à aprender precisamos nos libertar das amarras das aparências e da antiga, mas muito presente, visão de que o professor é um ser superior e dotado de todas habilidades, certezas e domínios de conhecimento. Ora, humildade me parece "palavra de ordem" para todo o educador que deseja aventurar-se e convidar outros à fazer parte deste empreendimento. Para tanto precisamos evidenciar "as qualidades ou virtudes que são construidas por nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e o que fazemos" e assim trazer sentido a nossa aventura de aprender e apreender.
Seguimos pensando, procurando embarcar e viver a aventura de aprender!!!

Um comentário:

Klaibson disse...

Olá.

Sou o Klaibson, do blog www.brofficeparaleigos.blogspot.com Já faz algum tempo que firmamos uma troca de links.

Estou lhe escrevendo para lhe propôr mais uma parceria, dessa vez, são 2 eventos que estou divulgando, o IV Solisc, Congresso Catarinense de Software Livre, www.solisc.org.br e IV Enbro, Encontro Nacional de BrOffice.Org, www.encontro.broffice.org

Esses eventos estão realizando troca de links/banners e espero que você se torne parceiro dos eventos.

Para solicitar inserir o banner no site do Solisc, flavio@opens.com.br e/ou site Enbro, revista@espiritolivre.org

Bom final de semana.