quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Intercâmbio é um sonho possível. Descubra qual programa se encaixa em seu perfil

Quem nunca pensou em morar em outro país não só para estudar, mas também para ganhar bagagem cultural? Há alguns anos esse sonho era possível de ser realizado, quase que exclusivamente, por aqueles que contavam com a ajuda da família ou conseguiam juntar uma quantia considerada grande. Felizmente, os tempos mudaram e de uns tempos para cá o intercâmbio se tornou um sonho possível para uma quantidade maior de estudantes. Conheça alguns programas.

AU PAIR – Neste programa o jovem mora com uma família, trabalhando como babá e recebendo por isso. Além de ter o horário determinado para estudar, há alimentação e moradia inclusas no pacote. A idade máxima para essa modalidade de intercâmbio é 30 anos. Diversos países nos cinco continentes aderiram ao programa que dura 12 meses. Vale a pena pesquisar.

TRABALHO VOLUNTÁRIO – Se fazer um intercâmbio enriquece o currículo, imagine conseguir atrelar a isso um trabalho voluntário? É o que muitos jovens têm feito aderindo a essa modalidade de programa que dura de duas a 12 semanas, e  que oferece estudo e a chance de ajudar o próximo. O ideal é escolher atividades com as quais você tenha afinidade. Cuidar de crianças ou animais são boas pedidas. Países da África e Ásia são os destinos disponíveis aos interessados.

HIGH SCHOOL – Muitos pais acreditam que viver longe de casa, ajudará o filho a amadurecer e valorizar a vida que tem aqui no Brasil. Por isso, é comum que adolescentes façam um semestre ou o último ano letivo do Ensino Médio em outro país. O jovem viverá junto com uma família, como se fosse “filho” deles, tendo que ir à aula e obedecer às regras da casa. É um bom investimento!

ESTUDO E TRABALHO – Várias pessoas que desejam fazer o intercâmbio, não podem se ausentar por um longo período do país e tão pouco viver fora sem trabalhar. Para esses casos, há planos que combinam trabalho e estudo. De uma maneira geral, duram até quatro meses, o que permite uma imersão na cultura local, sem que o aluno se afaste da realidade que vive no Brasil. Além disso, o trabalho ajuda muito a melhorar a fluência verbal do estudante.

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS – Se você faz algum curso universitário voltado para ciência ou tecnologia e obteve uma boa nota no Enem, talvez esse seja o programa ideal para você. O Governo Federal oferece ao interessado que for aprovado, a oportunidade de cursar até dois semestres de seu curso em uma universidade estrangeira parceira. Ao estudante é oferecido não só um valor mensal para que ele possa se sustentar, mas também passagens aéreas e moradia, entre outras coisas.

ESTUDO – Caso você tenha juntado o próprio dinheiro e deseje apenas passar um período fora estudando e aproveitando para conhecer uma outra cultura, mas pensa que está velho para isso. Não se prenda a esse detalhe. Existem diversos planos que, inclusive, tentam montar grupos que tenham faixas etárias similares para evitar a sensação de deslocamento. Aproveite essa chance, afinal, como diz o ditado nunca é tarde para aprender, não é mesmo?

Fonte: Portal R7 Educação

Nenhum comentário: