sábado, 30 de julho de 2011

Livro: Redes e comunidades: ensino-aprendizagem pela internet


Segundo semestre quase iniciando e nada melhor do que começa-lo com uma boa leitura. Deixo a dica do livro "Redes e comunidades: ensino-aprendizagem pela internet" disponibilizado pela Editora e Livraria Instituto Paulo Freire para download.
O livro versa sobre os temas das "Redes sociais, comunidades virtuais, redes de aprendizagem on line, comunidades virtuais de aprendizagem... São muitas as novas expressões que circulam e se misturam no cotidiano daqueles que educam, ou desejam educar, pela Internet, mas que nem sempre atentam para as distinções e características que podem fazer a diferença na prática educativa."
Segue o link para acesso ao livro: http://www.paulofreire.org/Crpf/CrpfAcervo000229.
Boa leitura!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Aos meus amigos

"Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade. Escolho-os não pela pele, mas pela pupila, que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos, nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto, e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou, pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril" (Fernando Pessoa)

Aos loucos amigos sérios... Um super abraço de Feliz Dia do Amigo!!!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Comunicado da Reitoria a docentes, estudantes e colaboradores sobre a EAD da ULBRA

Anteriormente publiquei a crítica ao caso ULBRA, neste momento deixo aqui o link para o comunicado da Reitoria da Universidade que visa esclarecer alguns aspectos das reportagens e denúncias apontadas em relação ao Ensino a Distância da ULBRA.

Para quem acomanhou ou está acompanhando a notícia, vale conferir.
http://www.ulbra.br/comunicado-reitoria-ead-ulbra-14072011.pdf

segunda-feira, 11 de julho de 2011

E o caso ULBRA-EAD continua

Foi noticiado, ontem 10/07/2011, nova irregularidade no EAD da ULBRA. Desta vez é em relação as avaliações dissertativas, que, segundo denúncia de um ex-funcionário, as mesmas não seriam corrigidas e mesmo assim graus eram lançados aos alunos em seu histórico.
É inconcebível que ainda se permitam este tipo de atitude, e se façam vistas grossas para com instituições descomprometidas com a qualidade da Educação a Distância, que tanto trabalhamos para transpor o rótulo de EAD = Educação sem qualidade. Me entristece ver o quão leviana algumas Universidades ainda agem. E digo isso com conhecimento de causa, de quem conhece bem o sistema adotado por esta Universidade.
Muito relutei em opinar por esta situação, mas esta tornou-se uma situação limítrofe e quem convive com os alunos sabe o quanto é difícil de contornar e estimular os mesmos à continuarem seus estudos em uma instituição manchada por notícias como esta.
L A M E N T Á V E L!
Fica agora o anseio de que a ULBRA posso se retratar, contornar esta situação e respalde os alunos por ela formados, que nada tem a ver com a desorganização do sistema.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Revista Espítrito Livre nº 27 - EAD e Software Livre

Revista Espírito Livre - Ed. #027 - Junho 2011
Revista Espírito Livre - Ed. #027 - Junho 2011
Ainda recuperando do tombo do mês passado, cá estamos novamente. A edição deste mês apresenta um tema que por muitos é considerado polêmico por justamente ir contra a alguns conceitos enraizados em nossa sociedade, de que só é possível aprender diante de um professor e se transpormos essa ideia para o universo real significaria dizer que a educação, de um modo geral, só se dá através de alguém sentado, frente a um professor, real e físico. Mas o tutor a distância e o professor que estão a distância não são físicos e reais? E as aptidões? Eles as têm? E se não as têm como verificar estando a distância? Os alunos aprendem, ou fingem aprender só para alcançar a tão sonhada “nota”? Ele vai “colar”, já que o professor “não está vendo”? Como avaliar, medir e constatar se houve absorção e troca de conhecimento? As dúvidas e questionamentos continuam, já que a EAD, apesar de não ser tão nova assim (desde o século XIX já se praticavam metodologias neste sentido). O ensino por correspondência, tele-aula, vídeo-aula, manuais, ensino pelo rádio, e tantos outros métodos já foram utilizados (e em alguns lugares ainda continuam sendo), mas com a ressalva de que agora a tecnologia envolveu-os de novas possibilidades, além de diminuir os custos e as distâncias. O EAD proporciona, mesmo a distância, o que nem sempre conseguimos compreender presencialmente: a soma de nossas experiências pode resultar em uma terceira experiência, e o meio digital é propício para isso, dada a quantidade de novos recursos disponíveis, dentro e fora dos ambientes de estudo.
Mas que ferramentas utilizar? Já temos soluções maduras o suficiente para suprir o espaço ocupado por uma sala de concreto e um quadro branco com pincel? E os profissionais estão preparados para todas essas mudanças? Eles estão acompanhando? Estão interessados em acompanhar? O perfil do profissional de educação nesta (nova) era de certa forma muda, e os pré-requisitos enquanto conhecimentos também. Agora não basta dominar a matéria e saber manusear um livro, também deve-se dominar “o bicho de sete cabeças”, chamado computador. Claro que vários de nossos professores estão sabiamente preparados e dispostos a apontar nesta direção, entretanto diante de todas as políticas públicas que hoje percebemos a nossa volta, direcionadas ao ensino como um todo, ainda temos muito a caminhar. E mesmo diante das medidas atualmente tomadas pelos governos, sabemos que tal metodologia ainda atinge uma parcela relativamente pequena da população.
Entretanto, na iniciativa privada, nas empresas a realidade mostra-se diferente, e caminhando a passos largos. Cursos, treinamentos, reciclagens profissionais, seminários, e tantas outras medidas já são realidade em diversos nichos. O treinamento que antes demandava uma sala física em um local específico dentro da empresa, hoje demanda um servidor, softwares específicos e ambiente mudou, agora é virtual, como os ambientes virtuais de aprendizagem. E nesta edição tratamos de acompanhar vários, entre eles o Amadeus, um projeto brasileiro em meio a tantas soluções criadas originalmente fora de nosso país, como é o caso do popular Moodle, amplamente utilizados por universidades e empresas. Vários colaboradores, e entre eles, vários convidados, apresentaram de forma primorosa soluções em código aberto que podem ser utilizadas nas mais variadas situações.
Além do tema principal, a edição 27 está repleta de outras matérias igualmente importantes: Fabrício Araújo continua com o tema LTSP, bem como a coluna sobre LibreOffice. Birgitta Jonsdottir, ativista e membro do parlamento islandês também participa desta edição com uma reflexão bastante pertinente sobre o uso de nossas informações por diversas empresas.

sábado, 2 de julho de 2011

PhotoScape - Editor de imagens gratuito

O Photoscape é um dos programas mais populares para editar fotos, criar montagens ou renomear arquivos em lote. Uma excelente alternativa grátis ao Photoshop.

Você viaja e tira uma infinidade de fotos dos lugares que visita. O Photoscape traz dezenas de ferramentas para melhorar as imagens e tirar o máximo proveito delas, mesmo sem ser especialista.
lista de algumas funções do Photoscape:
- edição de imagens (individual ou em lote)
- conversor de formato
- otimização de imagens
- capturador de tela
- gerenciador de impressão
- ferramenta para criar GIFs animados

Maiores informações e download em: http://www.photoscape.org/ps/main/index.php

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Congresso: Sociedad Digital Espacios para la interactividad y la inmersión


Organizado pela Escola de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid e  o Grupo de pesquisa SOCMEDIA, o Congresso da Sociedade Digital II: Espaços de interatividade e de imersão é um instrumento de análise, reflexão e desenvolvimento contínuo da sociedade Informação.
Nesta segunda edição abordará a capacidade da rede para oferecer espaços ricos para a troca, comunicação, aprendizagem, inovação, lazer e entretenimento. O universo digital continua a se espalhar para diversos campos da realidade social e ocorre com uma pluralidade de meios de comunicação, conteúdo, tecnologia e serviços que continuam a enriquecer e ampliar as opções de interatividade e de imersão, de permanência e de residência no discurso da Sociedade Digital.
Este evento contará com sedes virtuais, dentre elas estão, a Faculdade de Educação (FE) da Unicamp participará como Sede Virtual.
Os interessados em apresentar trabalhos poderão fazê-lo por meio de videoconferências após as devidas inscrições no site do evento. Até o momento serão conectados os seguintes países: Itália, França, Portugal, EUA e Brasil.
Haverá o limite de 35 pessoas para participarem na sala de videoconferências da FE, cuja inscrição deverá ser feita em breve no seguinte endereço: http://www.fae.unicamp.br.
Quando: 

Maiores informações sobre o envento: http://www.gruposocmedia.es/congresosociedaddigital/