Está cada vez mais perto a data de lançamento da versão final do Moodle 2.0, segundo informações disponibilizadas na comunidade Moodle.org o lançamento está previsto para o mês de setembro.
Das novidades desta versão destaco:
- O Moodle agora permite a integração com repositórios externos de conteúdos, tornando muito simples a tarefa de trazer documentos e mídias para dentro do Moodle via uma interface AJAX, que se parece com qualquer outra interface padrão para diálogos em aplicações de computadores pessoais.
- Em um primeiro momento, os plugins para o 2.0 incluem: Alfresco, Amazon S3, Box.net, Sistema de arquivos em servidores, Flickr, Google Docs, Mahara, MERLOT, Picasa, Arquivos recentes, Sites Moodle remotos, servidores WebDAV , Wikimedia, Youtube. O desenvolvimento desses plugins é simples, portanto, espera-se que ao longo do tempo surjam muitos outros..
- Os módulos podem agora exportar seus dados para sistemas externos, o que é particularmente útil para portfólios onde cópias de telas de fóruns, trabalhos e outras coisas feitas no Moodle podem ser úteis para se registrar em outros locais como revistas acadêmicas ou um outro portfólio de maior destaque.
- Atividades podem ser vinculadas para permitir a publicação progressiva do conteúdo do curso.
- Bloco de Comentário - como um recado, permite que os comentários sejam adicionados a qualquer página. Ideal para fazer comentários em produções do aluno.
- Bloco Meus Arquivos Pessoais - permite acesso fácil a um repositório de arquivos pessoais (com sistema de quotas)
- Páginas de Perfil de Usuário com validade em todo o site, podem ser customizadas pelos usuários com Blocos, Notícias, Feeds entre outros.
- Páginas de perfis de usuários específicos por curso mostram blocos do curso e informações básicas do perfil, mais informações para os professores daquele curso.
Com tais mudanças o LMS Moodle se torna mais aberto e dinâmico em sua apresentação e utilização, instigando a personalização de curso de acordo com o usário e por opção dele.
Agora é esperar para testar e verificar tais mudanças na prática docente. Assim que fizer isso, volto para contar as novidades. ;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário