Educar para a convivência pacífica e resolução de problemas a partir do diálogo e respeito. Esta parece ser uma das principais metas da educação e talvez uma das mais complexas, principalmente para um país tão heterogêneo quanto o Brasil.
Ao contrário de países como a Espanha, a unificação da educação no Brasil é um paradoxo, por exemplo, como se utilizar de livros/apostilas ilustradas com objetos, animais que possuem diferentes nomenclaturas nas regiões brasileiras?
A qualidade da educação, portanto, não está na unificação de métodos e conteúdos, outro sim, na utilização dos "conhecimentos do cotidiano", que tem significado para os alunos e assim uma eficácia no desenvolvimento dos conhecimento ditos "escolares". Assim, quem sabe, a escola poderá se tornar um local de aprender para a Vida e com a Vida, fazendo valer os pilares da educação de Jaques Delors, quais sejam, aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer.
Juan Delval em seu livro Aprender na vida, aprender na escola, aponta que "Os conhecimentos ditos escolares devem ser aprendidos a partir de conhecimentos prévios e realidade do educando, pois o mesmo elabora suas próprias explicações a partir de suas vivências e isso deve ser levado em conta se quisermos que o ensino escolar seja eficaz".
O conhecimento cotidiano tem início em problemas/situações que tem significado para o sujeito. O conhecimento científico é uma forma de conhecer a realidade, assim para ua aprendizagem efetiva e eficaz se faz necessário contextualizá-lo.
Para isso precisamos encontrar formas de:
- Educar para a busca de problemas reais
- Educar para investigação
- Educar para autoria, expressão e interlocução.
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar, e não aceitar tudo que à elas se propõe." (Jean Piaget)
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