Web 2.0
Por Pricila Kohls dos Santos
Jan/2008
Apresentar aplicações online que permitam a interação, o compartilhamento de conteúdos e a veiculação de informações em comunidades virtuais, visando a qualificação dos processos educacionais.
Assim o termo Web 2.0 foi criado por Tim O’Reilly e tem o seguinte conceito na wikipédia:
“Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.”
A filosofia da Web 2.0 pode ancorar-se nas teorias da comunicação de Pierry Levi e Manuel Castells em que o modelo de comunicação é de “muitos para muitos”, onde a antiga conversa de “botequim” volta na forma virtual. Assim, a Web 2.0 visa a interação entre seres humanos com o objetivo de somar o que se sabe com o que se deseja saber e construindo assim novos e diferentes saberes.
Outro ponto importante a ser ressaltado é que a Web 2.0, além de possibilitar novas redes de comunicação, foi criada com o intuito de facilitar tanto o acesso à informações, como a utilização de recursos úteis ao dia-a-dia. Esta tecnologia está em constante aprimoramento e atualização, tem em vista que por princípio utiliza-se da inteligência coletiva para aprimorar seus recursos, ou seja, baseia-se em UGC (user generated content - conteúdo gerado pelo usuário) para que novas funcionalidades possam ser desenvolvidas e agregadas ao nosso dia-a-dia na web.
“Na web 2.0 não somos mais nômades caçadores-coletores: temos nome, plantamos conteúdo, colhemos conhecimento e criamos novos mundos.”Rene de Paula Jr - projetos especiais, Yahoo! Brasil e editor do blog Roda e Avisa
As redes de comunicação interativa contribuem para uma verdadeira mutação da informação e da relação com o saber, possibilitando novas formas de pensamento e linguagem, ampliando assim as dimensões do saber. Segundo Levy, “há uma multidão colorida por trás de cada pensamento”, este colorido é que pode dar vida e sentido a filosofia da Web 2.0 na educação tendo em vista que a colaboração é um princípio apontado como básico e primordial por diversos teóricos da educação.
Por Pricila Kohls dos Santos
Jan/2008
Apresentar aplicações online que permitam a interação, o compartilhamento de conteúdos e a veiculação de informações em comunidades virtuais, visando a qualificação dos processos educacionais.
Assim o termo Web 2.0 foi criado por Tim O’Reilly e tem o seguinte conceito na wikipédia:
“Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.”
A filosofia da Web 2.0 pode ancorar-se nas teorias da comunicação de Pierry Levi e Manuel Castells em que o modelo de comunicação é de “muitos para muitos”, onde a antiga conversa de “botequim” volta na forma virtual. Assim, a Web 2.0 visa a interação entre seres humanos com o objetivo de somar o que se sabe com o que se deseja saber e construindo assim novos e diferentes saberes.
Outro ponto importante a ser ressaltado é que a Web 2.0, além de possibilitar novas redes de comunicação, foi criada com o intuito de facilitar tanto o acesso à informações, como a utilização de recursos úteis ao dia-a-dia. Esta tecnologia está em constante aprimoramento e atualização, tem em vista que por princípio utiliza-se da inteligência coletiva para aprimorar seus recursos, ou seja, baseia-se em UGC (user generated content - conteúdo gerado pelo usuário) para que novas funcionalidades possam ser desenvolvidas e agregadas ao nosso dia-a-dia na web.
“Na web 2.0 não somos mais nômades caçadores-coletores: temos nome, plantamos conteúdo, colhemos conhecimento e criamos novos mundos.”Rene de Paula Jr - projetos especiais, Yahoo! Brasil e editor do blog Roda e Avisa
As redes de comunicação interativa contribuem para uma verdadeira mutação da informação e da relação com o saber, possibilitando novas formas de pensamento e linguagem, ampliando assim as dimensões do saber. Segundo Levy, “há uma multidão colorida por trás de cada pensamento”, este colorido é que pode dar vida e sentido a filosofia da Web 2.0 na educação tendo em vista que a colaboração é um princípio apontado como básico e primordial por diversos teóricos da educação.
Seguimos "conversando"...
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